Comissões de trabalhadores<br> reúnem amanhã no Porto

Cerca de duas centenas de representantes de CTs de todo o País vão participar no 12.º Encontro Nacional, durante o dia de amanhã, na Casa Sindical do Porto. Esta é a primeira vez que um encontro se realiza fora da região da Grande Lisboa.

«O encontro anterior aprovou a “Carta Reivindicativa das Comissões de Trabalhadores”, que será alvo de uma resolução, a ser entregue depois a vários organismos governamentais», adiantou Ricardo Malveiro ao Avante!. O coordenador da CIS (Comissão Coordenadora das CTs do Distrito de Setúbal) confirmou a atenção que deverá merecer o Código do Trabalho, incluindo as mais recentes alterações, introduzidas pelo Governo do PS. «Na campanha eleitoral, prometeram alterar as leis, indo ao encontro dos interesses dos trabalhadores, mas o que se verificou foi um retrocesso», acusou aquele dirigente.
No distrito de Setúbal, a preparação do encontro foi feita em «plenários, por zonas, onde procurámos mobilizar as CTs para a importância de uma grande participação». Ricardo Malveiro prevê que participem cerca de seis dezenas de representantes de 20 comissões.
Como ponto de partida para o debate, nesses plenários, foi elaborado um documento, com uma síntese da evolução do tecido empresarial e as propostas das CTs, apontando a drástica redução da actividade e do emprego nos sectores industriais (60 mil postos de trabalho, na década de 80, para cerca de 10 mil, actualmente), com reflexos no aumento do desemprego. Ao contrário do que alegavam os seus promotores e defensores, «as reestruturações verificadas não geraram a criação de novos empregos, antes pelo contrário», acusa-se no projecto que esteve em discussão.
O 12.º Encontro Nacional de CTs é promovido pelas coordenadoras das comissões de trabalhadores das regiões de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal, dos sectores eléctrico, bancário, das comunicações, da indústria naval e do caminho-de-ferro, e do Grupo Portucel, e tem como lema «Afirmar as comissões de trabalhadores, desenvolver e exercer direitos».
A defesa dos serviços públicos, o combate às privatizações, a salvaguarda da Segurança Social, a estabilidade dos fundos de pensões e a intervenção das CTs em processos de reestruturação ou fusão de empresas, a partir de operações bolsistas (hoje excluída na lei), são alguns dos principais temas propostos para debate.


Mais artigos de: Trabalhadores

Protestos na rua dia 8

Pelo progresso da Segurança Social e contra a proposta governamental de redução das pensões e aumento da idade de reforma, são os objectivos destacados pela central para as concentrações distritais da próxima quinta-feira.

Estado... de sítio

Do encontro nacional de trabalhadores da Função Pública saiu um reforçado alerta, quanto aos efeitos do PRACE, a par de uma reafirmada determinação de lutar pelo emprego, pelos direitos e pelas funções sociais do Estado em risco.

Administração Local em luta

Para ontem, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, STAL/CGTP-IN, convocou uma conferência de imprensa, a fim de anunciar um «mês de luta» e apresentar o calendário de acções em Junho, a fim exigir a resolução dos problemas específicos destes trabalhadores.No dia 27, cerca de cinquenta delegados...

Perigos a par da OPA

A Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom rejeita que o aumento dos dividendos para os accionistas seja feito à custa de direitos conquistados por gerações de trabalhadores.

CGTP-IN com os povos do Médio Oriente

A grave situação dos trabalhadores e dos povos do Médio Oriente, particularmente da Palestina e do Iraque foi o motivo do encontro internacional de solidariedade promovido, dia 26, pela CGTP-IN, em Lisboa.Omitido pela generalidade da comunicação social, o encontro pretendeu reforçar os laços entre representantes dos...

Adesão total na Transtejo

A greve iniciada segunda-feira, na Transtejo, fez os barcos pararem de manhã e de tarde e teve a adesão de todos os trabalhadores, salvo as chefias, como reconheceu a própria empresa. A luta, que prossegue até amanhã, foi convocada para exigir a equiparação do prémio de assiduidade aos valores praticados na Soflusa,...

Só lutando se ganha

A luta «forçou a administração a republicar o actual Acordo de Empresa e a retirar da negociação toda a sua proposta», salientou o dirigente do SNTCT/CGTP-IN, Fernando Ambrioso.

Pressão contrariada no material eléctrico

Delegados e dirigentes sindicais de empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico exigiram, no dia 25 de Maio, que a associação patronal do sector repudie o comportamento das empresas que estão a pressionar trabalhadores para aderirem a um contrato que lhes retira importantes direitos. Na resolução aprovada...

Corrida da Tolerância

No sábado, 27 de Maio, realizou-se a 12.ª edição da «Corrida da Tolerância – Correr com o Racismo», prova não competitiva que «junta vontades e promove valores, como a igualdade entre os seres humanos» - assim apresentada pela Interjovem e a União dos Sindicatos de Lisboa, que promovem anualmente a iniciativa.Para o...

Operárias da <em>Folkers</em> <br>guardam património

As trabalhadoras da Folkers Confecções, em Vilaça (Braga), permanecem há mais de uma semana à porta da fábrica, para evitar a saída de património, depois de o gerente ter anunciado, a 29 de Maio, um encerramento que o Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes considera ilegal e premeditado.